terça-feira, 24 de setembro de 2013

Desafio do Amor 06º Dia



     O amor é tardio em ofender e pronto a perdoar. Você se irrita e se ofende facilmente? Algumas pessoas têm a frase: "Nunca perca uma oportunidade de ficar chateado com o seu cônjuge"como lema. Quando alguma coisa dar errada, elas rapidamente conseguem um jeito de se beneficiarem, expressando o quão estão frustradas ou machucadas. Mas essa reação é oposta ao amor.


     Irritar-se facilmente significa: "Estar próximo à ponta de uma faca". Não livre de ser ferido. As pessoas que se irritam facilmente são fechadas, oprimidas e prontas pra reagir.

     Problemas pequenos não criam grandes contra-ataques. A verdade é, o amor não se ira ou se machuca a menos que exista uma razão legítima e justa diante do Senhor. Um marido amoroso permanecerá calmo e paciente, mostrando misericórdia e contendo seu temperamento. RAIVA E VIOLÊNCIA ESTÃO FORA DE COGITAÇÃO. A esposa amora não é extremamente sensível ou mal humorada, mas exerce o auto controle emocional. 
Se você está caminhando sob a influência do amor, você será motivo de alegria, não de dor. Pergunte a si mesmo, "Sou uma brisa suave ou uma tempestade esperando para agir?"

PORQUE AS PESSOAS SE IRRITAM FACILMENTE? Existem algumas razões veja a seguir:

  • ESTRESSE: O estresse nos sobrecarrega, suga as nossas energias, enfraquece nossa saúde, e nos deixa mal humorados. O estresse pode ser causado por problemas de relacionamentos: discussões, divisões e amarguras. Também existem as questões de excesso: trabalhar muito, jogar muito e gastar excessivamente. E existem as deficiências: não descansar, não se alimentar e não se exercitar o suficiente.        A vida é uma maratona e não uma corrida de 100 metros rasos. Isto significa que você deve balancear e medir seus passos.                                                                                           O evangelho nos ensina a evitar o estresse que é prejudicial a saúde. Ele ensina a deixar o amor guiar nosso relacionamento e não cair em discussões desnecessárias: (Colossenses 03:12-14). A orar por nossas ansiedades ao invés de lidar com elas por nós mesmos (Filipenses 04:06-07). A delegar tarefas quando estivermos sobrecarregados (Êxodo 18:17-23) A evitar prazeres excessivos (Provérbios 25:16).                                                      O Evangelho também nos ensina a guardar o "sabat" (Dia santificado, dia do Senhor). Tirar um dia por semana para adorar e descansar. Estrategicamente isso nos permite recarregar a bateria e alimentar nosso espirito.
  • EGOÍSMO: Quando nos irritamos facilmente o coração do problema é primeiramente um problema do coração. Algumas pessoas são como um limão: quando a vida as espreme elas liberam uma resposta azeda. Algumas são mais parecidas com o pêssego: quando pressionados a resposta ainda é doce.   
  • A COBIÇA: É o resultado de ser ingrato pelo que você tem e escolher encobrir ou se apaixonar pelo que é proibido. Quando o coração é ambicioso ele se irrita e se frusta facilmente.
  • A AMARGURA: Cria raiz quando respondemos de maneira crítica e recusamos a tratar nossa raiva.
  • A AMBIÇÃO: Por mais dinheiro ou posses nos frustrará com desejos inalcançáveis.
  • O ORGULHO: Nos leva a agir de forma áspera para protegermos nosso ego e reputação.
Muitas vezes nos submetemos a esses males e isso nos torna irritáveis.

     Estas motivações nunca serão satisfeitas. Mas quando o amor entra em nosso coração, ele nos acalma e nos inspira a  tirar o foco de nós mesmos. O amor nos levará a perdoar ao invés de guardar rancor.

DESAFIO DA SEMANA:


Escolha essa semana para reagir de maneira amorosa, seja qual for as circunstâncias de seu casamento. Comece fazendo uma lista dos pontos que você precisa melhorar. Então faça uma lista das motivações negativas e abra mão delas.

Após completar esse desafio você pode escrever em seu diário pessoal ou em um caderno, seus sentimentos...  Em que área da sua vida você precisa estabelecer limites? Quando foi a ultima vez que você agiu de forma exagerada? Qual foi a motivação real por trás disso? Quais foram as decisões que você tomou essa semana?




"E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens"
Atos: 24:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário