quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Onde começa a Fé, como pode crescer, até onde pode chegar.

Resumo de um discurso de Elder Marlin K. Jensen
    Em lucas 17:5 lemos: "Então disseram os apóstolos ao Senhor: aumenta-nos a fé". Eles assim pediram porque sabiam que sua fé era pequena.

    Fé é um principio de PODER e AÇÃO: quanto maior a fé, maior o poder de nosso trabalho.


    As escrituras nos mostram que há vários níveis de fé.

1º Nível: "...uma partícula de fé... o desejo de acreditar..." É esse desejo que se deve despertar nas pessoas para que elas aceitem ouvir as palestras. Essa fé ainda é bem pequenina. Assim é preciso nossa ação para "despertarmos e exercitarmos nossas faculdades para deixarmos que esse desejo opere em nós". Isso significa fazer a
nossa parte para receber mais fé. Os missionários sempre perguntam: "Você vai ler? Vai orar? Vai a Igreja?". Se o pesquisador não cumprir os compromissos não cumprirá os mandamentos. Se um membro não cumprir os mandamentos, não receberá as bençãos baseadas neles e não aumentará a sua fé. (Ver Alma 32:27).


2º Nível: A Fé para "endireitar suas veredas". Alma 7:17-20 nos mostra outro nível de fé: "E agora meus amados irmãos, crede vós nestas coisas? Eis que vos digo que sim; sei que acreditais nelas; e sei que acreditais nelas, pela manifestação do Espírito que está em mim. E agora, porque vossa fé é forte a respeito disso , sim , a respeito das coisas que eu vos disse, grande é minha alegria... porque percebo que estais na vereda da retidão: percebo que estais no caminho que conduz ao Reino de Deus: sim, percebo que estais endireitando as suas veredas..." Esse é o nível em que a pessoa já está começando a mudar a sua vida para o bem; começa a abandonar maus hábitos e a cumprir os mandamentos.

3º Nível: A fé para o arrependimento. Em alma 34:16, lemos: "...enquanto que aquele que não exercer fé para o arrependimento está exposto às exigências de toda a lei da justiça; portanto, apenas para o que possui fé para o arrependimento tem efeito o grande e eterno plano de redenção." Esta escritura mostra claramente que quando uma pessoa se arrepende de seus pecados, já alcançou outro nível de fé. Esse nível é indispensável para que a pessoa alcance os próximos níveis de fé.

4º Nível: Fé para receber a remissão dos pecados. Mosias 4:3 nos mostra um nível mais alto de fé: "E aconteceu que depois de haverem pronunciado essas palavras, o Espírito do Senhor desceu sobre eles e encheram-se de alegria, havendo recebido a remissão de seus pecados e tendo paz de consciência, por causa da profunda fé que tinha em Jesus Cristo que haveria de vir, de acordo com as palavras que o rei Benjamin lhes dissera." É o ponto em que se aceita o batismo.

5º Nível: A fé inabalável. Jacó 4:6 "Portanto estudamos os profetas e temos muitas revelações e o espírito de profecia; e com todos estes testemunhos obtemos uma esperança e nossa fé torna-se inabalável..." E isto é uma grande verdade, pois os missionários e membros fiéis recebem revelações e também têm o espirito de profecia e nada pode abalar a esperança que eles têm para converter, reter e ativar. Por isso missionários e membros fiéis possuem uma fé inabalável.

6º Nível: A fé extraordinária - opera milagres. Em Morôni 10:11 temos outro nível de fé: "E a outro, fé extraordinária; e a outro, os dons de cura, pelo mesmo Espírito."
Eter 12:12 "Pois, se não houver fé entre os filhos dos homens, Deus não pode fazer milagres entre eles; portanto ele não apareceu senão depois que tiveram fé."
Eter 12:18 "Ninguém, em tempo algum, fez milagres antes de exercer fé; portanto primeiro creram no filho de Deus."

7º Nível: A fé como um dom é dada mesmo na pré-existência e quem a recebeu pode ou não "despertá-la" nesta vida. Normalmente é o nível de fé dos profetas. Quando o dom da fé é amadurecido pode-se transformar em conhecimento. Foi o que aconteceu com o irmão de Jared, citado em Éter 3:9 "E o Senhor disse-lhe: Em virtude de tua fé, viste que tomarei sobre mim carne e sangue; e nunca ninguém se chegou a mim com uma fé tão grande como tu; porque se assim não fora, não poderias ter visto o meu dedo. Viste mais que isso?" Continuamos ainda lemos no verso 15: "E nunca me mostrei ao homem que criei, porque nunca o homem creu em mim como tu creste."


Tudo isso que estudamos é uma escala de fé. A fé pode crescer, principalmente por meio da obediência.

Muitas vezes é preciso fazer algum sacrifício para obedecer os mandamentos e seguir os princípios do Evangelho de Jesus Cristo, porém é justamente neste ponto que a fé estará sendo provada.




Um comentário: