sábado, 8 de dezembro de 2012

Dica - Portal Domínio Publico

Olá Elétricos...
Você conhece o Portal Domínio Publico?


Você Sabia que:

Qualquer cidadão pode acessar os arquivos, armazená-los em seu computador, ou imprimi-los. Todas as obras possuem autorização dos criadores para sua divulgação ou já estão em domínio público. Pela Lei nº 9.610, de 1998, as obras intelectuais passam para domínio público 70 anos após a morte do autor ou após sua divulgação (no caso de filmes e fotografias).



Além de garantir a preservação de textos, imagens, sons e vídeos, a crescente tendência de digitalização dos acervos também amplia o acesso da população a obras clássicas e raras. O Portal Domínio Público disponibiliza mais de 27 mil obras literárias, artísticas e científicas para download na internet.


O portal foi lançado em 2004, com 500 obras cadastradas e, desde então, tem se consolidado como fonte de conhecimento para a população. Isso pode ser comprovado pelo crescimento dos acessos.
Em 2006, o acervo ganhou quase 15 mil novos títulos e, até novembro, já recebeu mais de dois milhões de acessos. Para Marco Antônio Rodrigues, coordenador do portal, o aumento se deve principalmente à divulgação do portal dentro das instituições de ensino e também na internet.
Entre os livros mais procurados estão A divina comédia, de Dante Alighieri; A comédia dos erros, de William Shakespeare; e Dom Casmurro, de Machado de Assis. Leonardo da Vinci é o autor mais acessado. As obras A adoração dos magos, Retrato de Mona Lisa, A última ceia e A virgem dos rochedos somam mais de 130 mil acessos. Quanto aos arquivos sonoros, os mais procurados são a música Oslodum, de Gilberto Gil; Moonlight Sonata, de Beethoven; e o Hino Nacional Brasileiro.
As perspectivas são animadoras para o próximo ano. Segundo o coordenador do portal, três mil novos arquivos devem ser disponibilizados a cada mês. Um dos motivos para esse crescimento é a decisão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) de inserir teses e dissertações no portal.
Além disso, serão ampliadas as atividades de digitalização de acervos, realizadas em parceria com a Unesco. Em 2006, já foram digitalizadas cerca de 300 mil páginas, referentes aos materiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais  Anísio Teixeira (Inep/MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE). Em 2007, pretende-se digitalizar o acervo da Fundação Joaquim Nabuco, além de higienizar, restaurar e digitalizar obras raras armazenadas no Colégio Pedro II (RJ). (Cíntia Caldas)
Fonte: MEC

Temos em nossas mãos um grande arsenal de cultura, disponível totalmente gratuito, basta somente acessarmos ao site, baixar e ter uma boa leitura...
Eu particularmente já baixei vários, principalmente contos e 
obras de Machado de Assis.

Acesse o link abaixo e bom divertimento!
Acesse Clicando aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário